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Avaliação de empresas aéreas com modelo de análise envoltória de dados clusterizado pela escala de operação

Resumo

Neste artigo, realiza-se uma análise comparativa dos resultados de eficiência obtidos usando duas abordagens preexistentes de Análise Envoltória de Dados em relação à metodologia aqui proposta, que representa uma alternativa para lidar com diferenças de escala. Para tanto, é conduzido um estudo sobre o desempenho operacional das empresas brasileiras de transporte aéreo de passageiros, quanto ao uso da frota. A proposta combina clusterização estática ao modelo para retornos constantes de escala, e compensação das diferenças de escala entre os clusters. A inovação está na adaptação de técnica, a princípio, idealizada para lidar com a não-homogeneidade, ao tratamento de diferenças de escala. Os resultados revelam que a metodologia proposta aumenta a discriminação entre as empresas, havendo unidades 100% eficientes nas abordagens preexistentes testadas, cuja eficiência foi reduzida, ocasionando menos empates. Outro aspecto relevante é que a metodologia proposta apresenta vantagens comparativas em relação as alternativas existentes na literatura.

Palavras-chave:
análise envoltória de dados; clusterização; clusters dinâmicos; clusters estáticos; transporte aéreo

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