Acessibilidade / Reportar erro

COM, CONTRA E PARA ALÉM DE CHARLES TILLY: MUDANÇAS TEÓRICAS NO ESTUDO DAS AÇÕES COLETIVAS E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS 1 1 Versões preliminares deste artigo foram apresentadas em dois encontros: o International Workshop Tribute to Charles Tilly, celebrado nos dias 7 e 8 de maio de 2009 em Madri; e o XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado entre os dias 28 e 31 de julho de 2009 no Rio de Janeiro. Agradeço os comentários dos colegas participantes nas mesas-redondas de ambos os eventos, assim como a Carlos R.S. Milani e Carlos A. Costa Ribeiro pelas sugestões a uma versão prévia desse texto. Sid Tarrow, por seu diálogo sobre os rumos do projeto Contentious politics, e José Maurício Domingues e demais pesquisadores do Netsal (Iesp-Uerj), pelos debates constantes, certamente enriqueceram este texto e estão isentos de qualquer responsabilidade pelos meus possíveis erros. Finalmente, gostaria de agradecer os comentários de um parecerista anônimo da revista Sociologia & Antropologia.

Resumo:

Apesar de sua prolífica obra e importantes contribuições para as ciências sociais, em particular para a sociologia e a história, e da recente reativação do debate sobre os movimentos sociais no Brasil, o diálogo sistemático com o autor Charles Tilly ainda é tênue no país. Este artigo oferece uma discussão crítica do seu legado no estudo das ações coletivas, de forma geral, e dos movimentos sociais, de maneira mais específica, a partir de uma tripla direção: primeiro, "com Tilly", resgatando suas contribuições teórico-metodológicas clássicas neste campo; segundo, "contra Tilly", discutindo tanto as principais críticas recebidas e controvérsias com outras teorias, escolas e autores, como a busca de respostas renovadas por parte do autor; e, finalmente, "para além de Tilly", assinalando alguns elementos centrais em sua trajetória coletiva e obra mais recente, para além dos quais é preciso avançar. No decorrer desse percurso histórico e teórico, o texto se engaja em uma discussão mais ampla sobre a reconfiguração das ações coletivas e dos movimentos sociais como campo de pesquisa na atualidade.

Palavras-chave:
Ações coletivas; Teorias dos movimentos sociais; Charles Tilly; Confronto político; Sociologia política

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com