Acessibilidade / Reportar erro

TEORIA SOCIAL CRÍTICA E TENDÊNCIAS DE DESENVOLVIMENTO, EMANCIPAÇÃO E COMUNISMO TARDIO1 1 Agradeço a María Elena Rodríguez os comentários à versão anterior deste texto e a Cunca Bocayuva Cunha por discussão sobre as obras em tela.

CRITICAL SOCIAL THEORY AND DEVELOPMENTAL TRENDS, EMANCIPATION AND LATE COMMUNISM

Resumo

Este texto explora duas propostas de teorização da mudança social contemporânea e as tendências que discernem como abrigadas no desenvolvimento social na direção da emancipação, nos quadros de uma renovada teoria crítica. Inicialmente discutem-se as versões marxistas desses processos e em seguida as obras de Antonio Negri e Boaventura de Sousa Santos. Apesar de sua complexidade, em ambas se identificam falhas e equívocos a serem superados. Recusa-se o imediatismo da "multidão" e a reificação da diferença. Argumenta-se então que segue sendo necessário identificar as tendências de desenvolvimento da modernidade, com destaque para o sistema político, seus pontos de tensão e possível modificação, com por outro lado uma atitude mais modesta e prudente face à identificação da totalidade e estratégias que se supõem derivar disso de forma direta e absoluta.

Palavras-chave:
Tendências de desenvolvimento; Comunismo; Marxismo; Negri; Sousa Santos

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com