Acessibilidade / Reportar erro

PERTURBAÇÕES: FOUCAULT E AS CIÊNCIAS SOCIAIS* * Agradeço especialmente ao pesquisador Herbert Rodrigues a criteriosa revisão dos originais.

DISRUPTIONS: FOUCAULT AND THE SOCIAL SCIENCES

Resumo

O artigo discute o diálogo, por vezes ácido, por vezes irônico, entre o pensamento de Michel Foucault e as tradições das ciências sociais e das humanidades. Como Foucault afirmou, o pensamento é feito para cortar. Por seu itinerário de investigação histórica, essa exigência introduziu perturbações em nossas convenções intelectuais, em nossos hábitos de pesquisa, em nosso arsenal metodológico posto à disposição para explicar realidades sociais. Trata-se, portanto, de um pensamento provocativo. Com esse fim, busca-se apresentar um pequeno inventário dessas perturbações, em torno de alguns eixos e hipóteses que permitam, ao final, uma reflexão sobre o estatuto da crítica no interior do pensamento do filósofo francês.

Palavras-chave:
Foucault; sujeito; história; poder; verdade e crítica

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com