SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1IMPRESSÕES DE FOUCAULT: ENTREVISTA COM ROBERTO MACHADOFOUCAULT E BOURDIEU: A CADA UM SEU NEOLIBERALISMO? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Sociologia & Antropologia

versão impressa ISSN 2236-7527versão On-line ISSN 2238-3875

Resumo

ADORNO, Sérgio. PERTURBAÇÕES: FOUCAULT E AS CIÊNCIAS SOCIAIS. Sociol. Antropol. [online]. 2017, vol.7, n.1, pp.33-61. ISSN 2238-3875.  https://doi.org/10.1590/2238-38752017v712.

O artigo discute o diálogo, por vezes ácido, por vezes irônico, entre o pensamento de Michel Foucault e as tradições das ciências sociais e das humanidades. Como Foucault afirmou, o pensamento é feito para cortar. Por seu itinerário de investigação histórica, essa exigência introduziu perturbações em nossas convenções intelectuais, em nossos hábitos de pesquisa, em nosso arsenal metodológico posto à disposição para explicar realidades sociais. Trata-se, portanto, de um pensamento provocativo. Com esse fim, busca-se apresentar um pequeno inventário dessas perturbações, em torno de alguns eixos e hipóteses que permitam, ao final, uma reflexão sobre o estatuto da crítica no interior do pensamento do filósofo francês.

Palavras-chave : Foucault; sujeito; história; poder; verdade e crítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )