SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1PERTURBAÇÕES: FOUCAULT E AS CIÊNCIAS SOCIAISDISPOSITIVOS DE INSCRIÇÃO E REDES DE ORDENAMENTO PÚBLICO: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE A TEORIA DO ATOR-REDE (ANT) E FOUCAULT índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Sociologia & Antropologia

versão impressa ISSN 2236-7527versão On-line ISSN 2238-3875

Resumo

LAVAL, Christian. FOUCAULT E BOURDIEU: A CADA UM SEU NEOLIBERALISMO?. Sociol. Antropol. [online]. 2017, vol.7, n.1, pp.63-75. ISSN 2238-3875.  http://dx.doi.org/10.1590/2238-38752017v713.

O artigo propõe uma comparação entre as abordagens de Michel Foucault e de Pierre Bourdieu sobre o neoliberalismo. Em vez de considerar suas teorizações como totalmente antitéticas entre si, seja no plano teórico, seja no plano político, prefere-se aqui confrontar os dois autores a partir dos seguintes eixos analíticos: momentos de produção, estilos de teorização, estratégias críticas e referências intelectuais fundamentais. Ao final, serão propostas algumas interseções e caminhos para possíveis articulações entre as duas abordagens, bem como uma reflexão sobre o lugar do intelectual na filosofia e nas ciências sociais contemporâneas.

Palavras-chave : Neoliberalismo; Michel Foucault; Pierre Bourdieu; campo intelectual francês; teoria social.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )