Acessibilidade / Reportar erro

PLASTICIDADES RECRIADAS: CONHECIMENTO SENSÍVEL, VALOR E INDETERMINAÇÃO NA ATIVIDADE DOS CATADORES DE RECICLÁVEIS* * Versões preliminares deste artigo foram discutidas levando ao seu aprimoramento. Gostaria de agradecer a Benoît de L'Estoile e aos pesquisadores do seminário "Modes de gouvernement et pratiques économiques ordinaires" da ENS de Paris, a José Ricardo Ramalho, Rodrigo Santos e aos pesquisadores do seminário do núcleo de pesquisa Desenvolvimento, Trabalho e Ambiente (DTA) da UFRJ, a Bruno Cardoso pela leitura e comentários, e aos pareceristas anônimos da revista Sociologia & Antropologia pela contribuição para o alcance deste texto final.

RECREATING PLASTICITIES: SENSORY KNOWLEDGE, VALUE AND INDETERMINACY IN THE ACTIVITY OF RECYCLABLE WASTE COLLECTORS

Resumo

O artigo discute a economia da reciclagem na região metropolitana do Rio de Janeiro, enfocando o trabalho dos catadores, com o objetivo de refletir etnograficamente sobre um circuito comercial ao longo do qual os "resíduos" são transformados em "material reciclável". Do circuito, a análise aborda o segmento compreendido entre o aterro de resíduos e a associação de catadores local, e descreve as formas de organização do trabalho nesses espaços. Com foco nos objetos e nas práticas nas quais eles são agenciados, o artigo evidencia a catação como processos de recriação de valor das materialidades descartadas. A atividade de "bater o material" revela a existência de um conhecimento sensível, um sistema classificatório acurado e um conjunto de técnicas dos catadores a respeito das matérias plásticas. Desdobrando a análise, o artigo apresenta casos de objetos cujas trajetórias desviadas iluminam a indeterminação dos resíduos em termos de valor.

Palavras-chave:
Catadores de material reciclável; reciclagem; valor; plástico; gestão de resíduos

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com