Acessibilidade / Reportar erro

A REVOLUÇÃO BURGUESA1 1 Aqui acrescido de uma introdução escrita por Silviano Santiago especialmente para esta edição de Sociologia & Antropologia, este artigo foi originalmente publicado como resenha de A revolução burguesa no Brasil (2 ed. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1976, 413 p.) na revista Contexto (n. 2, março, 1977), mas quis a fortuna que ficasse praticamente desconhecido pela crítica até hoje.

THE BOURGEOIS REVOLUTION

Resumo

Neste texto publicado em 1977 e escrito por sugestão do próprio Florestan Fernandes, mas pouco conhecido pela ampla fortuna crítica da obra do sociólogo paulista e praticamente inacessível hoje, Silviano Santiago apresenta leitura original de A revolução burguesa no Brasil. Apreendendo essa obra por prisma ainda hoje inovador e provocador, acentua a recusa de Florestan pela postura eurocêntrica ao rejeitar o raciocínio por conceitos tomados das ciências sociais para adotar o princípio operativo da diferença como força mobilizadora de novo discurso crítico da periferia na periferia. O texto é precedido de uma introdução em que, relendo a resenha 40 anos depois, o autor narra ao leitor contemporâneo seu encontro com Florestan nos Estados Unidos e o início de uma amizade.

Palavras-chave
A revolução burguesa no Brasil; Florestan Fernandes; Silviano Santiago; diferença; periferia

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com