SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2COMPARANDO IDEOLOGIAS DE MISTURA RACIAL NA AMÉRICA LATINA: OS CASOS MEXICANO E BRASILEIROLULA CARDOSO AYRES: MODERNISTA EM PERNAMBUCO, FOLCLÓRICO EM SÃO PAULO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Sociologia & Antropologia

versão impressa ISSN 2236-7527versão On-line ISSN 2238-3875

Resumo

GUIMARAES, Roberta Sampaio  e  DAVIES, Frank Andrew. ALEGORIAS E DESLOCAMENTOS DO "SUBÚRBIO CARIOCA" NOS ESTUDOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS (1970-2010). Sociol. Antropol. [online]. 2018, vol.8, n.2, pp.457-482. ISSN 2236-7527.  http://dx.doi.org/10.1590/2238-38752017v825.

O "subúrbio carioca" possui delimitação territorial bastante consensual na produção acadêmica, que faz referência a um conjunto de bairros atravessados pelas linhas de trem, simbolicamente distante do que seria o "centro" da cidade e indexado à pobreza, subalternidade e classes populares. No campo das representações, entretanto, os pesquisadores mobilizam uma multiplicidade de olhares e afetos em torno da categoria, fazendo com que os conteúdos e formas de suas textualizações se apresentem variados. Este artigo discute os usos e deslocamentos da noção de subúrbio carioca nas ciências sociais, com foco especial na produção etnográfica. Sua análise ressalta a elaboração de escritas alegóricas sobre esse espaço do Rio de Janeiro, que permitem tanto descrever eventos como realizar afirmações culturais ou mesmo ideológicas, constituindo narrativas que buscam desestabilizar as fronteiras físicas e simbólicas da cidade.

Palavras-chave : Ciências sociais; etnografia; textualidade; subúrbio; Rio de Janeiro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )