SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2PROJETOS AFETIVOS E ESTÉTICOS: OS VÍNCULOS ENTRE O CRÍTICO DE ARTE MÁRIO PEDROSA E O ARTISTA ALEXANDER CALDERA PSICANÁLISE CONTRA A PAREDE: ENTREVISTA COM GILBERTO VELHO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Sociologia & Antropologia

versão impressa ISSN 2236-7527versão On-line ISSN 2238-3875

Resumo

PEREIRA, Edilson. AS IMAGENS ENCARNADAS ENTRE MORTOS E VIVOS: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE RITUAL E RETRATO. Sociol. Antropol. [online]. 2019, vol.9, n.2, pp.638-663.  Epub 19-Ago-2019. ISSN 2236-7527.  http://dx.doi.org/10.1590/2238-38752019v9213.

O texto aborda a prática ritual do vestir-se como uma figura da tradição cristã. Com base em pesquisa realizada sobre a celebração da Semana Santa em Ouro Preto, MG, descrevo as referências iconográficas e os parâmetros que orientam a performance do “figurado bíblico” na cidade - um grupo efêmero de moradores que participam das procissões da época vestindo-se como personagens do Antigo e do Novo Testamento. Coloco em questão o uso da fotografia como parte do investimento etnográfico sobre atividades rituais que se valem da aparência e fisicalidade humanas para representar e atualizar imagens religiosas. Junto ao texto, apresento uma série de retratos cuja produção buscou levar em consideração as formas de expressão e dramatização nativas para orientar sua linguagem estética.

Palavras-chave : Personagem ritual; fotografia; antropologia visual; Ouro Preto; Semana Santa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )