Acessibilidade / Reportar erro

A HISTÓRIA DE GIGANTE: CONSERVAÇÃO E CAÇA NO PANTANAL1 1 Agradeço ao professor Eduardo Viveiros de Castro, orientador no Doutorado. Ao CNPQ, que financiou a pesquisa. A Peter Crawshaw pela entrevista concedida.

GIANT STORY: CONSERVATION AND HUNTING IN THE BRAZILIAN PANTANAL

Resumo

Este artigo aborda o primeiro estudo de campo científico sobre a ecologia da onça-pintada, realizado no final dos anos 1970, no Pantanal brasileiro. O ponto de partida é um texto escrito por George Schaller, responsável por aquele estudo, no qual podemos acompanhar a história do cão chamado Gigante. Trata-se de um personagem que atravessa fronteiras difíceis entre práticas de conservação e práticas de caça ou entre um texto conservacionista e um livro escrito por um caçador profissional e guia de safáris. Ao transitar pelas fronteiras entre essas narrativas, a trajetória de Gigante revela diferentes imagens da natureza selvagem, as quais se traduzem nas figuras de onças ameaçadoras ou ameaçadas.

Palavras-chave
Caça; conservação; onça-pintada; Pantanal; conflito

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com