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Um estatuto para a poesia infantil contemporânea: reflexões a partir do PNBE

A state for the contemporary children’s poetry: reflections based on PNBE

Un estado para la poesía infantil contemporánea: reflexiones desde PNBE

resumo

Ações governamentais de fomento à leitura, como o Programa Nacional Biblioteca da Escola, tendem a orientar o mercado editorial brasileiro, no sentido de ofertar obras que atendam às demandas de tal política e, consequentemente, contribuam para configurar um estatuto da literatura infantil e juvenil brasileira. Assim, para analisar peculiaridades da poesia infantil brasileira, foram selecionadas obras poéticas do acervo do PNBE 2010. Após apresentação dos títulos poéticos do acervo, foram analisados quatro poemas de quatro obras, a fim de discutir a composição do poético na poesia infantil brasileira selecionada pelo PNBE. O artigo discute o estatuto da poesia infantil brasileira na contemporaneidade, a partir de uma política governamental, e sinaliza que os textos poéticos tendem a convocar o leitor em formação a concretizar a natureza ao mesmo tempo interativa e contemplativa da poesia.

Palavras-chave:
literatura infantil brasileira; poesia infantil contemporânea; Programa Nacional Biblioteca da Escola

Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
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