Acessibilidade / Reportar erro

Três formas de segregação urbana e racial em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo

Three forms of urban and racial segregation in Ponciá Vicêncio, by Conceição Evaristo

Tres formas de segregación urbana y racial en Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo

Resumo

O artigo analisa três formas de segregação urbana presentes no romance Ponciá Vicêncio (2003), de Conceição Evaristo: nas favelas, nos presídios e nas zonas de prostituição. Argumenta-se que essa segregação não tem apenas caráter social, mas também étnico-racial e moral. Através das trajetórias de três personagens que se mudaram do campo para a cidade grande - Ponciá e Bilisa em busca de melhores condições de vida e Luandi à procura da irmã -, evidenciam-se essas separações no espaço urbano, em diálogo com o pensamento de Célia Maria Azevedo (1987), Luiza Bairros (1995BAIRROS, Luiza (2000). Lembrando Lélia Gonzalez. Afro-Asia, Salvador, n. 23, p. 1-21. Disponível em: Disponível em: https://bit.ly/2NtsGln . Acesso em: 12 jun. 2017.
https://bit.ly/2NtsGln...
; 2000), Sueli Carneiro (2001CARNEIRO, Sueli (2001/2011). Enegrecer o feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero. Geledés, São Paulo, 6 mar. On-line. Disponível em: Disponível em: https://bit.ly/2D8W8oP . Acesso em: 11 jul. 2018.
https://bit.ly/2D8W8oP...
), Vera Malaguti Batista (2004), Marilena Chauí (2008), entre outros/as. Assim, percebe-se a segregação social e urbana de grupos como as prostitutas, a exemplo de Bilisa, que ficam restritas ao espaço da zona, dos negros encarcerados na delegacia onde trabalha Luandi, e das domésticas que, como Ponciá, descem o morro ou atravessam a cidade até a casa das patroas. Conclui-se que Conceição Evaristo denuncia, em Ponciá Vicêncio, a hierarquização dos espaços das cidades e a continuidade da lógica racista do período colonial após a abolição da escravatura, ao mesmo tempo que constrói personagens fortes e complexas que tensionam essas fronteiras.

Palavras-chave:
segregação urbana; segregação étnico-racial; literatura brasileira contemporânea; Conceição Evaristo

Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaestudos@gmail.com