SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Política urbana e participação: Presença e voz no Conselho da Cidade de CuritibaConflitos na macrometrópole paulista pela perspectiva da crise hídrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais

versão impressa ISSN 1517-4115versão On-line ISSN 2317-1529

Resumo

OLIVEIRA, Ana Mourão  e  COSTA, Heloisa Soares de Moura. A trama verde e azul no planejamento territorial: aproximações e distanciamentos. Rev. Bras. Estud. Urbanos Reg. [online]. 2018, vol.20, n.3, pp.538-555. ISSN 1517-4115.  http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2018v20n3p538.

Com a expansão da ideia de desenvolvimento sustentável a partir dos anos 90, houve uma forte tendência de incorporação da dimensão ambiental nas políticas de planejamento territorial. Em diversos planos identifica-se uma transposição de conceitos das ciências naturais, muitos deles relacionados às formulações da Ecologia da Paisagem. A proposta de “trama verde e azul” da então região de Nord-Pas-de-Calais, na França, surgida nesse contexto, serviu de referência para o desenvolvimento de um processo mais recente de planejamento da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Este texto pretende fazer uma aproximação desses dois projetos, detalhando os contextos em que foram realizados e seus conteúdos, além de um distanciamento crítico, para discutir suas possibilidades e méritos, bem como suas limitações e contradições.

Palavras-chave : Trama verde e azul; planejamento urbano; planejamento territorial; Região Metropolitana de Belo Horizonte; Nord-Pas-de-Calais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )