SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1Modificações fisiológicas em sementes de pepino osmo e hidrocondicionadas germinadas em água biossalinaAlterações fisiológicas, físicas e morfo-anatômicas em sementes de Libidibia ferrea após superação de dormência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Seed Science

versão impressa ISSN 2317-1537

Resumo

MENGARDA, Liana Hilda Golin et al. Alternância de temperatura e envelhecimento acelerado na mobilização de reservas durante a germinação de sementes de Carica papaya L. J. Seed Sci. [online]. 2015, vol.37, n.1, pp.16-25. ISSN 2317-1537.  https://doi.org/10.1590/2317-1545v37n1140154.

Objetivou-se, neste trabalho, identificar as fases da absorção de água durante a germinação de sementes de Carica papaya e avaliar a influência da alternância de temperatura e do envelhecimento acelerado na mobilização de reservas durante a germinação. Foi avaliado o ganho de peso, obtendo-se a curva de embebição. A fase I da germinação compreende o período entre zero e cinco horas; a fase II, entre cinco e 120 horas; e a fase III se inicia após 144 horas. Sementes foram submetidas ao teste de germinação sob temperaturas de 25 ºC e de 20-30 ºC (16/8 h), e antes e após o envelhecimento acelerado (43 °C / 72 h). Durante o teste de germinação, no tempo inicial, após 4, 10, 120 e 240 horas de embebição, foram determinados os teores de açúcares solúveis, amido, lipídeos e proteínas totais. Observou-se maior germinação sob alternância de temperatura. Nesta condição há redução dos carboidratos, lipídeos e proteínas na fase I, flutuações nos teores de lipídeos e aumento nos teores de proteínas durante as fases II e III. A mobilização dos lipídeos em sementes de mamão não sofre influência do envelhecimento acelerado, mas as sementes submetidas ao envelhecimento apresentam menor teor de proteínas na fase III.

Palavras-chave : embebição; mamão; açúcares solúveis; amido; lipídeos; proteínas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )