SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número4Efeito do nitroprussiato de sódio (SNP) na germinação de sementes de Senna macranthera (DC. ex Collad.) H. S. Irwin & Baneby sob estresse salinoTeste de deterioração controlada para avaliação do vigor de sementes de crotalária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Seed Science

versão impressa ISSN 2317-1537versão On-line ISSN 2317-1545

Resumo

GRZYBOWSKI, Camila Ribeiro de Souza; FARINACIO, Renato  e  PANOBIANCO, Maristela. Redução do período para avaliação da qualidade fisiológica de sementes recém-colhidas de aveia preta. J. Seed Sci. [online]. 2015, vol.37, n.4, pp.244-248. ISSN 2317-1537.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-1545v37n4149431.

As sementes de aveia preta apresentam dormência quando recém-colhidas, sendo normalmente superada no intervalo entre a colheita e a época de semeadura. A dormência, porém, torna-se um fator limitante na estimativa da qualidade fisiológica das sementes logo após a colheita, necessitando do emprego de métodos para superação da dormência, o que torna demorada a tomada de decisão quanto ao destino dos lotes. Diante disso, o presente trabalho objetivou avaliar a possibilidade de redução do período para obtenção de resultados no teste de germinação de sementes recém-colhidas de aveia preta, estudando variações dos métodos recomendados para superação da dormência. Utilizaram-se cinco lotes de sementes recém-colhidas, da cultivar IAPAR 61 (Ibiporã), que foram submetidas às seguintes determinações: teor de água; teste de germinação e teste de tetrazólio. Para superação de dormência foram testados os seguintes métodos: pré-esfriamento a 5 - 10 ºC por três e cinco dias; e pré-secagem a 33 ºC durante cinco e sete dias. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que há possibilidade de redução do período recomendado para estimar a germinação de sementes recém-colhidas de aveia preta, mediante o emprego da pré-secagem das sementes por cinco dias ou do pré-esfriamento por três dias.

Palavras-chave : Avena strigosa Schreb.; dormência; pré-secagem; pré-esfriamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )