SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2Uso de PCR convencional para a detecção de Corynespora cassiicola em sementes de sojaAlterações bioquímicas em sementes naturalmente coloridas de algodão durante o armazenamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Seed Science

versão impressa ISSN 2317-1537versão On-line ISSN 2317-1545

Resumo

KAISER, Daiana Karoline et al. Maturidade fisiológica de sementes e colorimetria dos frutos de Allophylus edulis [(A. St.-Hil., A. Juss. & Cambess.) Hieron. ex Niederl.]. J. Seed Sci. [online]. 2016, vol.38, n.2, pp.92-100.  Epub 07-Jun-2016. ISSN 2317-1545.  https://doi.org/10.1590/2317-1545v38n2154590.

Objetivou-se determinar a maturidade fisiológica de sementes de A. edulis, verificar se esta é alcançada no mesmo estádio de maturação do fruto, independentemente da região de coleta e, se a colorimetria do fruto poder ser indicativa do momento de colheita. Frutos colhidos em três municípios da região do Oeste do Paraná foram classificados visualmente em cinco estádios de maturação de acordo com a coloração do epicarpo e com o auxílio de um colorímetro digital. As variáveis analisadas nas sementes compreenderam características morfológicas, germinação e vigor. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. O máximo acúmulo de matéria seca das sementes foi alcançado quando os frutos possuíram coloração laranja. Com o avanço da maturação, frutos com coloração vermelha possuíram sementes com menor grau de umidade, coincidindo com a máxima porcentagem e velocidade de germinação, além de gerarem plântulas com maior tamanho e acúmulo de biomassa. O espectro verde permitiu discriminar a maturidade nos diferentes locais de colheita. Sementes de A. edulis com maturidade fisiológica devem ser colhidas quando os frutos estiverem com coloração vermelha, independentemente da região de colheita ou, com valores de reflectância entre 28,0 a 49,2 nm na escala verde do espectro de cores.

Palavras-chave : vacum; época de colheita; maturação; analisador de cor.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )