SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue2Biochemical changes in fiber naturally colored cottonseeds during storageMorphological aspects of fruits, seeds, and seedlings, and anatomy of seedlings of apuleia molaris spruce ex benth author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Journal of Seed Science

Print version ISSN 2317-1537On-line version ISSN 2317-1545

Abstract

ATAIDE, Glauciana da Mata; BORGES, Eduardo Euclydes de Lima e; FLORES, Andressa Vasconcelos  and  CASTRO, Renato Vinícius Oliveira. Manutenção da qualidade das sementes de Dalbergia nigra Vell. all. ex Benth durante o armazenamento por nitroprussiato de sódio. J. Seed Sci. [online]. 2016, vol.38, n.2, pp.110-117. ISSN 2317-1537.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-1545v38n2156663.

Óxido nítrico (NO) é um composto que participa de inúmeros processos fisiológicos vegetais. O objetivo deste estudo foi investigar a eficiência de nitroprussiato de sódio (SNP), um doador de NO, na resposta fisiológica e bioquímica de sementes deDalbergia nigra (jacarandá-da-Bahia) sob armazenamento em diferentes condições ambientais. Sementes recém coletadas foram armazenadas em câmara fria (5 °C e 60% de umidade relativa, UR) ou em dois dessecadores a 20 °C: 55 e 93% UR por quatro meses. A cada 30 dias de armazenamento, foram embebidas em água ou em solução SNP 10-4 M por 48 horas. Foram avaliadas a porcentagem de germinação, a condutividade elétrica, a peroxidação lipídica e a atividade da enzima catalase. Sementes de jacarandá-da-Bahia armazenadas em câmara fria e a 20 ºC e 55% UR mantiveram sua qualidade fisiológica, e quando embebidas em SNP foi observada redução na permeabilidade da membrana, diminuindo a peroxidação lipídica e aumentando a atividade da catalase. Sementes mantidas sob 93% UR deterioraram rapidamente, e SNP não foi eficiente em reverter a degradação. Concluiu-se que o óxido nítrico manteve a qualidade das sementes armazenadas em câmara fria e a 20 ºC e 55% UR, mantendo a integridade da membrana e estimulando a catalase.

Keywords : jacarandá-da-Bahia; deterioração; sementes florestais; óxido nítrico.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )