SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número4Germinação e desenvolvimento inicial da Brachiaria brizantha e Brachiaria decumbens em exposição de cádmio, chumbo e cobreAção protetora do óxido nítrico em sementes de gergelim submetidas ao estresse hídrico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Seed Science

versão impressa ISSN 2317-1537versão On-line ISSN 2317-1545

Resumo

CARVALHO, Tereza Cristina de; OHLSON, Osvaldo de Castro  e  PANOBIANCO, Maristela. Tratamento alternativo para estimular a germinação de sementes recém-colhidas de trigo. J. Seed Sci. [online]. 2016, vol.38, n.4, pp.344-349. ISSN 2317-1537.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-1545v38n4166272.

O teste de germinação para sementes recém-colhidas de trigo demanda um período de até 20 dias, em virtude da presença de dormência. A possibilidade de redução deste período, proporciona maior rapidez quanto ao destino das sementes, bem com o aumento da capacidade operacional dos laboratórios de análise. Objetivou-se avaliar a eficiência de tratamentos para estimular a germinação de sementes recém-colhidas de trigo, reduzindo-se o período de cinco dias de pré-esfriamento recomendado para a condução do teste. Utilizaram-se sementes de vários genótipos de trigo: BRS Guamirim, BRS Tangará, BRS Pardela, CD 108, CD 116, CD 150, IPR Catuara TM, Frontana, IPR Taquari, Safira e Quartzo, analisadas logo após a colheita e depois de armazenadas por 30 e 180 dias. Em cada época de avaliação (logo após a colheita, 30 e 180 dias de armazenamento), realizaram-se a determinação do teor de água, teste de germinação (em sementes sem pré-esfriamento e com pré-esfriamento entre 5 e 10 ºC por três e por cinco dias), e também realizou-se em cada época de avaliação, o teste de tetrazólio para quantificar a viabilidade e dormência das sementes. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que há eficiência na superação da dormência de sementes de trigo, adotando-se o procedimento de pré-esfriamento entre 5 e 10 °C por três dias.

Palavras-chave : Triticum aestivum; qualidade fisiológica; quebra de dormência.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )