SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2Dormência embrionária em sementes de Bactris gasipaes Kunth (pupunha) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Seed Science

versão impressa ISSN 2317-1537versão On-line ISSN 2317-1545

Resumo

NOGUEIRA, José Luiz et al. Qualidade de sementes de pimentão cultivado em sistema orgânico. J. Seed Sci. [online]. 2017, vol.39, n.2, pp.100-105. ISSN 2317-1537.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-1545v39n2159173.

A produção de sementes de pimentão pode ser influenciada pelo manejo da planta e ponto de colheita dos frutos. O objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade de sementes de pimentão produzidas em sistema orgânico, em função do crescimento livre e desbaste de ramos, e do estádio de maturação dos frutos. O experimento foi conduzido em ambiente protegido com delineamento de blocos ao acaso, sendo as plantas tutoradas com fitilhos paralelos, com e sem desbaste de ramos e frutos coletados em três estádios de maturação (completamente verde, verde/avermelhado e vermelho). As seguintes determinações foram realizadas: teor de água das sementes no momento da colheita e após repouso pós-colheita; número de sementes por fruto; germinação de sementes e emergência de plântulas. Pode-se concluir que a produção de sementes de pimentão em sistema orgânico é viável, resultando em sementes com porcentagem de germinação e emergência de plântulas superiores a 90%. A forma de manejo das plantas sem o desbaste de hastes resulta na produção de sementes com maior viabilidade e quantidade por fruto. O cultivo do pimentão para a produção de sementes pode ser realizado com frutos no estádio de maturação verde (51 dias após a antese), sem prejuízo da sua qualidade.

Palavras-chave : Capsicum annuum L.; manejo; ponto de colheita; agricultura orgânica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )