SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4Índice multivariado de vigor de sementes da soja: uma nova abordagem biométrica aplicada aos efeitos de genótipos e ambientesCriopreservação de sementes de tabaco condicionadas fisiologicamente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Seed Science

versão impressa ISSN 2317-1537versão On-line ISSN 2317-1545

Resumo

DORR, Caio Sippel; ALMEIDA, Tainan Lopes de; PANOZZO, Luis Eduardo  e  SCHUCH, Luis Osmar Braga. Tratamento de sementes de soja de diferentes níveis de qualidade fisiológica com aminoácidos. J. Seed Sci. [online]. 2018, vol.40, n.4, pp.407-414. ISSN 2317-1537.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-1545v40n4199311.

O objetivo no presente trabalho foi avaliar o efeito do tratamento de sementes de diferentes níveis de qualidade fisiológica com aminoácidos, sobre o desempenho de sementes e plantas em campo. O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados em esquema fatorial com quatro repetições, envolvendo a combinação de dois fatores. Sendo eles, fator A, lotes de sementes de três níveis de qualidade fisiológica (elevada, intermediária e reduzida), e fator B, cinco doses de produto comercial a base de aminoácidos utilizado em tratamento de sementes. As sementes de diferentes níveis de qualidade fisiológica foram tratadas com produto comercial (P.C.) a base de aminoácidos nas doses de 0, 200, 400, 600, e 800 mL P.C. 100 kg-1 de sementes. Após o tratamento das sementes foi avaliado o desempenho fisiológico em laboratório e posteriormente, realizou-se a semeadura em campo para avaliação do desempenho das plantas, componentes do rendimento e produtividade. O tratamento de sementes com aminoácidos não promove acréscimos no desempenho fisiológico das sementes e de plantas em campo. A produtividade de plantas isoladas de soja oriundas de lotes de sementes de elevada qualidade fisiológica é 15% superior ao de plantas oriundas de lotes de sementes de qualidade fisiológica reduzida.

Palavras-chave : Glycine max; germinação; vigor de sementes; produtividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )