SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Influência do ambiente de armazenamento na qualidade fisiológica de sementes de milheto (Pennisetum glaucum (L.) R. Br. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Seed Science

versão impressa ISSN 2317-1537versão On-line ISSN 2317-1545

Resumo

KRZYZANOWSKI, Francisco Carlos; LORINI, Irineu; HENNING, Ademir Assis  e  FRANCA-NETO, José de Barros. Desempenho fisiológico e sanitário da semente de soja durante o armazenamento após expurgo com gás fosfina. J. Seed Sci. [online]. 2019, vol.41, n.3, pp.280-285.  Epub 09-Set-2019. ISSN 2317-1545.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-1545v41n3205560.

Para manter as qualidades física, fisiológica e sanitária das sementes de soja durante o armazenamento, deve-se considerar o controle eficiente de pragas. O expurgo é uma técnica usada para eliminar pragas que infestam sementes armazenadas, mas não há informações sobre possíveis efeitos fitotóxicos ou efeitos sobre os microrganismos nas sementes expurgadas várias vezes durante o armazenamento. Um experimento foi conduzido para verificar o efeito na germinação, viabilidade e vigor (tetrazólio, envelhecimento acelerado e testes de comprimento de plântulas) e na viabilidade dos microrganismos associados às sementes de soja. O estudo foi conduzido em sementes de soja que foram expostas a três expurgos com fosfina durante o período de 210 dias de armazenamento, em delineamento estatístico inteiramente casualizado. Os tratamentos foram três concentrações de fosfina (PH3) .m-3 a 1,0, 2,0 e 3,0 g.m-3 e o controle, sem aplicação de fosfina, aplicados três vezes nas mesmas sementes ao longo do período de armazenamento. As câmaras de expurgo foram feitas de lona plástica impermeável ao gás fosfina. O expurgo das sementes não modificou o desempenho fisiológico das sementes de soja. Também não afetou a viabilidade dos fungos e das bactérias presentes nas sementes.

Palavras-chave : Glycine max; pragas; germinação; vigor; microrganismos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )