SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Desempenho fisiológico e sanitário da semente de soja durante o armazenamento após expurgo com gás fosfinaQualidade sanitária das sementes de soja tratadas com fungicidas e inseticidas antes e depois do armazenamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Seed Science

versão impressa ISSN 2317-1537versão On-line ISSN 2317-1545

Resumo

SILVA, Girlânio Holanda da et al. Influência do ambiente de armazenamento na qualidade fisiológica de sementes de milheto (Pennisetum glaucum (L.) R. Br. J. Seed Sci. [online]. 2019, vol.41, n.3, pp.286-292.  Epub 09-Set-2019. ISSN 2317-1545.  https://doi.org/10.1590/2317-1545v41n3208200.

O milheto é uma espécie da família das gramíneas, utilizada na produção de pastagens para bovinos, feno, silagem e na cobertura do solo em sistema de plantio direto. No entanto, estudos sobre produção de sementes e técnicas de pós-colheita para esta espécie são incipientes considerando-se a demanda e o potencial desta cultura. Diante disso, objetivou-se monitorar a qualidade fisiológica de sementes de milheto armazenadas em embalagem porosa. As sementes de milheto foram armazenadas em quatro condições ambientais (ambiente natural de laboratório, câmara seca, geladeira e freezer). A qualidade fisiológica foi avaliada pelos testes de germinação e vigor antes e durante o armazenamento, anualmente, até 6 anos para o ambiente de câmara seca e de ambiente natural de laboratório e até 12 anos para geladeira e freezer. Os dados foram submetidos à análise de variância e analisados em esquema fatorial 4 x 6 e 2 x 12 (ambiente e período de armazenamento), com médias de ambientes comparadas pelo teste de Tukey (p ≤ 0,05) e períodos de armazenamento por análise de regressão. A capacidade germinativa das sementes de milheto é mais bem conservada em geladeira e freezer, permanecendo viáveis por até doze anos de armazenamento, nestas condições.

Palavras-chave : germinação; conservação; qualidade fisiológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )