SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Tetrazólio: um teste de importância para a avaliação da qualidade fisiológica das sementes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Seed Science

versão impressa ISSN 2317-1537versão On-line ISSN 2317-1545

Resumo

GRZYBOWSKI, Camila Ribeiro de Souza; SILVA, Rosemeire Carvalho da; BELNIAKI, Andreza Cerioni  e  PANOBIANCO, Maristela. Investigação de dormência e potencial de armazenamento de sementes de maracujazeiro amarelo nativo. J. Seed Sci. [online]. 2019, vol.41, n.3, pp.367-374.  Epub 09-Set-2019. ISSN 2317-1537.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-1545v41n3214892.

Passiflora actinia Hooker é uma espécie nativa de maracujazeiro, típica da Mata Atlântica e da Mata com Araucária, que apresenta valores econômico (fruto comestível), medicinal (atividades sedativa e ansiolítica), além de ser usada em propagação vegetativa (porta-enxerto para outras espécies de Passiflora). Este trabalho teve por objetivos investigar a existência de dormência em sementes de P. actinia e avaliar o potencial de armazenamento destas. O teste de germinação foi conduzido por meio de combinações de temperatura e regimes de luz, enquanto a presença de dormência foi investigada através de diferentes tratamentos para promoção da germinação (corte no tegumento, imersão em água quente e aplicação de giberelina). Analisou-se, também, a viabilidade das sementes durante o armazenamento. Neste caso, o teste de germinação de sementes foi feito sobre papel, a 20-30 °C, sem o fornecimento de luz. Sementes recém-colhidas apresentaram dormência física e fisiológica. Os tratamentos com imersão das sementes em água a 40 °C ou 50 °C (5 ou 10 minutos) foram efetivos para quebrar a dormência física. A dormência fisiológica pôde ser superada com a aplicação de 100 mg. L-1 de ácido giberélico sobre o substrato de papel. O armazenamento em refrigerador, dentro de embalagens de polietileno hermeticamente fechadas, preservou a qualidade fisiológica por até nove meses.

Palavras-chave : Passiflora actinia; espécie frutífera; germinação; giberelina; propagação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )