OBJETIVO: Verificar se há associação entre o desempenho nos testes auditivos temporais e na consciência fonológica em indivíduos com alterações de leitura e escrita. MÉTODOS: Foram sujeitos deste estudo 16 crianças, entre 7 e 12 anos, com alterações de leitura e escrita confirmada após avaliação específica. Todos os participantes foram submetidos à avaliação da consciência fonológica, utilizando-se o teste de consciência fonológica - Instrumento de Avaliação Sequencial. Para avaliar o processamento auditivo temporal foram utilizados os testes de padrão de duração e frequência, realizados em cabina audiométrica. RESULTADOS: A análise descritiva indicou desempenho alterado nas habilidades silábicas e fonêmicas da consciência fonológica, bem como nos testes temporais. O teste de Fisher indicou associação entre a presença de alteração no processamento temporal e nas tarefas de consciência fonológica (p<0,001), sugerindo que a alteração no processamento temporal contribua para pior desempenho nestas habilidades. CONCLUSÕES: Houve associação entre o desempenho em testes auditivos temporais e consciência fonológica. Os dados encontrados trazem reflexões no sentido de incluir a avaliação dos padrões temporais dentre os procedimentos utilizados na avaliação dos indivíduos com alterações de leitura e escrita.
Avaliação; Aprendizagem; Leitura; Audição; Transtornos de aprendizagem