Acessibilidade / Reportar erro

Construção e validação de instrumento de avaliação da compreensão de leitura para escolares do terceiro ao quinto ano do Ensino Fundamental

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo construir e validar um instrumento de avaliação da compreensão de leitura a fim de caracterizar o perfil de leitura e detectar dificuldades de compreensão em escolares do terceiro ao quinto ano do Ensino Fundamental.

Métodos:

Participaram 378 escolares divididos em trés grupos para avaliação da compreensão de proposições literais e inferenciais de micro e macroestruturas de dois textos expositivos e dois textos narrativos por meio de questões de múltipla escolha.

Resultados:

Os dados analisados estatisticamente indicaram valores do teste alfa de Cronbach apresentando consisténcia interna nos quatros textos aplicados para os trés grupos.

Conclusão:

Foi possível constatar que os escolares apresentaram menor número de erros com o aumento da escolarização e que cada tipo de texto apresentou uma dificuldade específica para os escolares.

Leitura; Compreensão; Avaliação; Avaliação educacional; Escolaridade


Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br