Acessibilidade / Reportar erro

Desempenho de pré-escolares em desenvolvimento normal de linguagem em tarefa de flexão de tempo verbal no passado

A aquisição da flexão de tempo verbal é um processo gradual, realizado inicialmente sem conhecimento de significado e regra que diferencia as formas.

Objetivo:

Verificar a habilidade gramatical de flexão de tempo verbal no passado em crianças em desenvolvimento normal de linguagem (DNL).

Métodos:

Foram sujeitos 30 crianças em DNL, com idades entre 4 e 6 anos. Para avaliar o uso dos verbos no passado, foi desenvolvido um teste composto por 30 verbos regulares e irregulares. A análise das respostas considerou os acertos, as substituições, as generalizações e as respostas incorretas.

Resultados:

As crianças de 4 anos em DNL tiveram desempenho inferior às crianças de 5 e 6 anos para acertos e a pontuação total. Não houve diferença entre a quantidade de substituição em função da idade. Aos 4 anos, observaram-se mais erros de modificação do tempo verbal. Os erros de generalização de regra não diferiram entre os grupos etários. Aos 4 anos, as crianças acertaram mais verbos regulares do que irregulares.

Conclusão:

Os sujeitos de 4 anos em DNL tiveram desempenho inferior aos demais, pois ainda estão aprimorando o uso de verbos em suas produções. Nessa idade, observamos erros de modificação do tempo verbal. Aos 5 e 6 anos as crianças já dominam a habilidade de flexão do verbo no passado e não se diferenciam.

Linguagem infantil; Desenvolvimento da linguagem; Fonoaudiologia; Comunicação; Criança


Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br