Acessibilidade / Reportar erro

Adaptação do instrumento Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil para questionário retrospectivo para pais

OBJETIVO:

Adaptar o instrumento Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI) para questionário retrospectivo para pais de crianças de 3 a 7 anos e aplicá-lo em dois grupos de sujeitos.

MÉTODOS:

Participaram do estudo 72 sujeitos - pais de crianças de 2 anos e 11 meses a 7 anos e 7 meses - divididos em dois grupos: Grupo Pesquisa e Grupo Controle. A proposta de modificação do instrumento para questionário transformou os 31 indicadores (afirmações) do primeiro em perguntas de caráter retrospectivo, dirigidas aos pais em formato autoaplicável, com respostas em escala Likert. O IRDI-questionário foi aplicado nos dois grupos estudados.

RESULTADOS:

O IRDI-questionário mostrou-se de fácil aplicação, com rapidez no preenchimento (tempo médio de 15 minutos) e baixo custo. A análise das questões que compõem o instrumento revelou boa consistência interna. A comparação entre os grupos, segundo as respostas dos pais às 31 questões do IRDI-questionário, mostrou diferença em 16 delas.

CONCLUSÃO:

Foi possível verificar que os itens do questionário recobrem os principais sinais de risco para Transtorno do Espectro do Autismo apontados na literatura. Além disso, as respostas dos pais assinalaram que houve diferença entre os grupos estudados.

Speech, Language and Hearing Sciences; Autistic disorder; Questionnaires; Communication; Language


Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br