Acessibilidade / Reportar erro

Características comportamentais de crianças disfônicas: revisão integrativa da literatura

OBJETIVO:

Revisar de forma integrativa a literatura científica a respeito das características comportamentais de crianças disfônicas, discutindo o perfil traçado e sua relação etiológica com o distúrbio vocal, procurando definir recomendações sobre a importância da análise do comportamento infantil na avaliação vocal.

ESTRATÉGIA DE PESQUISA:

Revisão integrativa de artigos publicados nos últimos 12 anos na Biblioteca Virtual em Saúde.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

Definiram-se o tema "características comportamentais de crianças disfônicas", selecionaram-se as bases de dados LILACS, IBECS, MEDLINE, Biblioteca Cochrane, SciELO e Web of Science ISI, e os seguintes critérios de inclusão: artigos originais, ano de publicação entre 2000 e 2012 e idiomas português, inglês e espanhol.

ANÁLISE DOS DADOS:

Entre os 528 artigos sobre voz e disfonia infantil publicados, sete abrangeram o tema pesquisado e foram incluídos nos resultados.

RESULTADOS:

Observou-se que quatro artigos estudaram o comportamento de crianças com nódulos vocais, um abordou as características comportamentais de crianças disfônicas com vários tipos de lesão de prega vocal e três correlacionaram o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade à disfonia.

CONCLUSÃO:

Não se estabeleceu um perfil comportamental de crianças com distúrbio vocal, mas os resultados foram consistentes na recomendação sobre a importância desta análise na avaliação da disfonia em crianças.

Voice disorders; Dysphonia; Voice; Behavioral; Child behavior; Child


Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br