Acessibilidade / Reportar erro

O desenvolvimento lexical de crianças com deficiência auditiva e fatores associados

OBJETIVO:

Estudar o desenvolvimento lexical de crianças com deficiência auditiva e analisar sua associação com aspectos assistenciais, características psicossociais da criança e socioeconômicas das famílias.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo transversal analítico, realizado em um Serviço de Atenção à Saúde Auditiva. Foram avaliadas 110 crianças com perda auditiva de grau leve a profundo, na idade de 6 a 10 anos de idade, usuárias de Aparelho de Amplificação Sonora Individual. Todas as crianças foram submetidas a testes de linguagem oral e escrita e de discriminação auditiva. Os responsáveis pelas crianças responderam a um questionário estruturado para levantamento dos dados da história pregressa e socioeconômicos, aos questionários sobre os recursos do ambiente familiar (RAF) e sobre capacidades e dificuldades dos comportamentos sociais (SDQ). Foi realizada análise multivariada pela técnica de regressão logística, sendo o modelo inicial composto pelas variáveis com valor p<0,20 na análise univariada. No modelo final, adotou-se nível de significância de 5%.

RESULTADOS:

O modelo final da análise multivariada mostrou associação entre o desempenho na prova de vocabulário e o resultado do teste de discriminação fonêmica (OR=0,81; IC95% 0,73-0,89).

CONCLUSÃO:

O resultado reforça a importância da estimulação do processamento auditivo, principalmente da habilidade de discriminação fonêmica, durante todo o processo de reabilitação da criança com deficiência auditiva. Essa estimulação poderá potencializar o desenvolvimento lexical e minimizar as dificuldades de metalinguagem e aprendizagem, frequentemente observadas nessas crianças.

Perda auditiva; Linguagem infantil; Auxiliares de audição; Percepção auditiva


Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br