Acessibilidade / Reportar erro

Correlação dos achados do potencial evocado auditivo de estado estável e da avaliação auditiva comportamental em lactentes com perda auditiva sensorioneural

OBJETIVO:

Correlacionar os achados da audiometria infantil em campo livre com os limiares do Potencial Evocado Auditivo de Estado Estável (PEAEE) encontrados em lactentes de até 6 meses de idade com perda auditiva sensorioneural.

MÉTODOS:

Foram incluídos no estudo 19 lactentes, oito do gênero masculino e 11 do feminino, com idade mínima de 2 e máxima de 6 meses, que apresentaram perda auditiva sensorioneural. Foi realizada a pesquisa do PEAEE nas frequências de 500 e 2.000 Hz e realizada a audiometria em campo livre por meio da observação das respostas comportamentais frente a estímulos sonoros, nas mesmas frequências.

RESULTADOS:

Observamos correlação significativa entre os achados das duas testagens nas frequências de 500 e 2.000 Hz, sendo os valores de p=0,002 e p=0,013, respectivamente. Não houve diferença estatística entre orelhas (p=0,532) e gêneros (p=0,615).

CONCLUSÃO:

Concluímos que há correlação significativa entre os limiares do PEAEE e os achados obtidos na audiometria infantil em campo livre. Sendo assim, podemos afirmar que o PEAEE é um exame viável, capaz de predizer o grau e a configuração da perda auditiva em lactentes menores de 6 meses, podendo ser incluído na rotina clínica da avaliação audiológica infantil.

Eletrofisiologia; Potenciais evocados auditivos; Perda auditiva; Lactente; Audiometria; Percepção auditiva


Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br