Acessibilidade / Reportar erro

Preschool Language Assessment Instrument, segunda edição, em crianças falantes do Português Brasileiro

OBJETIVO:

Apresentar um breve relato com os primeiros resultados da aplicação do Preschool Language Assessment Instrument, segunda edição, em falantes do Português Brasileiro (PB).

MÉTODOS:

Participaram deste estudo 300 crianças com desenvolvimento típico de linguagem, de ambos os gêneros, entre as faixas etárias de 3 a 5 anos e 11 meses, conforme propõe a versão original do teste. Após a tradução, a retrotradução e a adaptação da segunda edição do Preschool Language Assessment Instrument, foi realizada a aplicação para investigar as habilidades receptivas e expressivas da linguagem.

RESULTADOS:

Observou-se diferença significante entre as médias dos escores brutos dos três grupos tanto para a habilidade de linguagem "receptiva" quanto "expressiva", e tendência crescente dos escores em função da idade.

CONCLUSÃO:

Após análise, verificamos que a versão traduzida e adaptada para o PB permite avaliar e discriminar o desempenho de crianças em habilidades receptivas e expressivas da linguagem, segundo a faixa etária, assim como em sua versão original.

Testes de Linguagem; Criança; Linguagem Infantil; Avaliação; Fonoaudiologia


Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br