Acessibilidade / Reportar erro

Alterações auditivas e vestibulares na Esclerose Sistêmica: revisão de literatura

Objetivo:

Descrever a prevalência das alterações auditivas e vestibulares em indivíduos com Esclerose Sistêmica (ES) e as hipóteses elencadas para explicar essas alterações.

Estratégia de pesquisa:

Revisão sistemática, sem meta-análise, a partir das bases de dados PubMed, LILACS, Isi Web of Science, SciELO e SCOPUS, utilizando a combinação das palavras-chave "systemic sclerosis ANDbalance OR vestibular" e "systemic sclerosis AND hearing ORauditory".

Critérios de seleção:

Foram incluídos artigos publicados em Português, Espanhol ou Inglês até dezembro de 2011 e excluídos os artigos de revisão de literatura, cartas e editoriais. Foram localizados 254 artigos e selecionados dez.

Análise dos dados:

Foi realizada a descrição do delineamento dos estudos e elencadas as características e frequência das alterações auditivas e vestibulares. Após, investigaram-se as hipóteses formuladas pelos autores para explicar o comprometimento auditivo e vestibular na ES.

Resultados:

A perda auditiva foi o achado mais comum, com prevalência de 20 a 77%, sendo o tipo sensorioneural bilateral o mais frequente. Hipotetiza-se que o prejuízo auditivo na ES é decorrente de alterações vasculares na cóclea. A prevalência das alterações vestibulares variou de 11 a 63%, e os achados mais frequentes foram alterações na prova calórica, nistagmo de posicionamento, resposta oculocefálica anormal, alterações nos testes clínicos de integração sensorial e vertigem postural paroxística benigna.

Conclusão:

Elevada prevalência de alterações auditivas e vestibulares em pacientes com ES. A condução de novas investigações pode colaborar na identificação precoce dessas alterações, fornecer subsídios para os profissionais que atuam junto a esses pacientes e contribuir para a melhoria da qualidade de vida desses indivíduos.

Escleroderma Sistêmico; Perda Auditiva; Vestíbulo do Labirinto; Vertigem; Revisão


Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br