SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue6Auditory temporal abilities in children with history of recurrent otitis media in the first years of life and persistent in preschool and school agesPhonological processing deficits as a universal model for dyslexia: evidence from different orthographies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


CoDAS

On-line version ISSN 2317-1782

Abstract

NEMR, Katia et al. Programa Vocal Cognitivo aplicado a indivíduos com sinais de presbilaringe: resultados preliminares. CoDAS [online]. 2014, vol.26, n.6, pp.503-508. ISSN 2317-1782.  https://doi.org/10.1590/2317-1782/20142014108.

OBJETIVO:

Propor e verificar a exequibilidade de programa de intervenção fonoaudiológica para indivíduos com sinais de presbilaringe com ou sem queixa vocal.

MÉTODO:

Dentre 20 idosos integrantes da pesquisa, participaram deste piloto três idosas com média de 67 anos. Antes e após o programa, realizaram exame laringológico, gravação da voz com protocolo CAPE-V, responderam ao Protocolo de Rastreio de Risco de Disfonia (PRRD) e participaram do Programa Vocal Cognitivo para presbifonia elaborado com fundamentação teórica na epistemologia genética de Jean Piaget associado a técnicas vocais baseadas na literatura. É composto por seis sessões, cada uma com ênfase em diferentes aspectos da produção vocal.

RESULTADOS:

Após o programa, loudness, coordenação pneumofonoarticulatória, clareza articulatória, jitter e proporção harmônico-ruído melhoraram, ficando dentro do esperado para a faixa etária. Nas três participantes observou-se melhora da qualidade vocal, aumento da frequência fundamental e melhora dos tempos máximos de fonação. Em duas observou-se tensão associada à elevação da loudness e melhora no escore PRRD. Observou-se nas participantes redução dos sinais de presbilaringe observados ao exame de laringoscopia, com melhora da coaptação glótica e movimentação da onda mucosa.

CONCLUSÃO:

Os resultados preliminares apontam perspectivas animadoras em relação à proposta com melhora dos aspectos analisados. O programa proposto mostrou-se exequível e bem delineado, não sendo necessários ajustes para continuidade do projeto.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )