Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da qualidade de vida em crianças usuárias de implante coclear

OBJETIVO:

Avaliar a qualidade de vida de crianças usuárias de implante coclear sob a perspectiva de seus pais.

MÉTODOS:

Estudo clínico e transversal com 15 pais de crianças usuárias de implante coclear, de ambos os gêneros e com idades entre 2 e 12 anos. Os pais responderam ao questionário "Crianças com Implante Coclear: Perspectiva dos Pais" (CCIPP). Foram levantados, nos prontuários das crianças, os dados referentes à categoria de audição e tempo de uso do dispositivo. Os percentuais dos domínios do CCIPP foram tabulados e analisados de forma descritiva e inferencial.

RESULTADOS:

Os domínios do questionário de qualidade de vida que apresentaram maior média foram autoconfiança (58,9%) e relações sociais (56,7%). Não foi verificada correlação entre o tempo (meses) de uso do implante coclear e os domínios do questionário. No entanto, as crianças com tempo de uso inferior ou igual a 24 meses apresentaram maior percentual no domínio comunicação do que aquelas com tempo de uso superior a 24 meses. Houve correlação negativa entre a categoria de audição e o domínio efeitos do implante.

CONCLUSÃO:

Na perspectiva dos pais, o uso do implante coclear melhora a qualidade de vida de seus filhos. Quanto menor o tempo de uso do implante coclear, maior o percentual da qualidade de vida; e, quanto mais desenvolvida a habilidade auditiva, menor o percentual de melhora da qualidade de vida.

Implante Coclear; Qualidade de Vida; Audição; Criança; Perda Auditiva


Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br