SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Expressividade da fala de executivos: análise de aspectos perceptivos e acústicos da dinâmica vocalCaracterísticas vocais e de personalidade de pacientes com imobilidade de prega vocal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


CoDAS

versão On-line ISSN 2317-1782

Resumo

ROSSI-BARBOSA, Luiza Augusta; GAMA, Ana Cristina Côrtes  e  CALDEIRA, Antônio Prates. Associação entre prontidão para mudanças de comportamento e queixa de disfonia em professores. CoDAS [online]. 2015, vol.27, n.2, pp.170-177. ISSN 2317-1782.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20152013088.

Objetivo:

Verificar a associação entre prontidão para mudanças de comportamento e queixa de disfonia autorreferida pelas professoras da rede municipal de ensino de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Métodos:

Foi aplicada a escala URICA-VOZ para a mensuração dos estágios motivacionais em 138 professoras. A prontidão para mudança constituiu a variável desfecho e as variáveis independentes se referiram a questões sociodemográficas, econômicas, ocupacionais, estilo de vida, saúde geral e sobre a própria voz.

Resultados:

A maioria (59,4%) se encontrava no estágio de pré-contemplação da escala avaliada. As variáveis que permaneceram associadas à mudança comportamental quanto à voz foram o uso de medicamento, a percepção de falha na voz e a procura por tratamento fonoaudiológico.

Conclusão:

A baixa prontidão para mudança sugere a necessidade de conscientização quanto aos riscos do mau uso e abuso da voz e benefícios em relação à saúde geral e vocal. Os resultados obtidos poderão fornecer estratégias para intervenções de saúde pública ao lidar com as pessoas em diferentes estágios do processo de tomada de decisão.

Palavras-chave : Voz; Distúrbios da Voz; Promoção da Saúde; Docentes Fonoaudiologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )