Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos da amplificação sonora na percepção da fala em idosos com e sem zumbido

OBJETIVO:

Verificar o efeito do uso de próteses auditivas em testes de percepção da fala em idosos deficientes auditivos com e sem zumbido.

MÉTODOS:

Foram avaliados 24 idosos com perda auditiva neurossensorial de grau moderado e idades entre 60 e 70 anos, distribuídos em dois grupos conforme a presença ou não de zumbido. Todos foram adaptados com próteses auditivas microcanais de mesmo fabricante e modelo, e submetidos a testes de percepção da fala. As avaliações ocorreram com e sem os dispositivos de amplificação após um e três meses de uso efetivo. Para análise dos dados foi utilizado o teste de Mann-Whitney.

RESULTADOS:

Os idosos do grupo com zumbido apresentaram, nos testes de percepção da fala, desempenho inferior aos do grupo sem zumbido. Nas avaliações com os dispositivos, o desempenho de ambos os grupos foi melhor do que quando avaliados sem as próteses auditivas.

CONCLUSÃO:

A estimulação acústica por meio do uso efetivo de próteses auditivas propiciou melhor percepção da fala, independentemente da presença do zumbido.

Audição; Percepção da Fala; Idoso; Zumbido; Auxiliares de Audição


Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br