Acessibilidade / Reportar erro

Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde e afasia: um estudo da participação social

RESUMO

Objetivo

Este estudo identifica e analisa o impacto das afasias na participação social e nas atividades cotidianas das pessoas por elas acometidas, bem como visa conhecer as implicações dos fatores ambientais nas limitações e restrições da participação, segundo os critérios estabelecidos pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde.

Método

São apresentados e discutidos dados de 12 pessoas de ambos os sexos com afasia que participavam de um Grupo Interdisciplinar de Convivência. Os dados foram coletados entre outubro de 2011 e março de 2013 e analisados com base na check list da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde.

Resultado

Todos os sujeitos apresentaram restrições no desempenho e para a participação em suas atividades cotidianas, seja por determinantes biológicos, ambientais ou socioculturais.

Conclusão

A restrição na participação foi a mais evidente, decorrente mais dos fatores ambientais do que das sequelas advindas das lesões cerebrais.

Descritores:
Classificação Internacional de Funcionalidade; Incapacidade e Saúde; Afasia; Fonoaudiologia; Terapia Ocupacional; Equipe de Assistência ao Paciente

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br