Raghubar K, Cirino P, Barnes M, Ewing-Cobbs L, Fletcher J, Fuchs L
(
14
14 Raghubar K, Cirino P, Barnes M, Ewing-Cobbs L, Fletcher J, Fuchs L. Errors in multi-digit arithmetic and behavioral inattention in children with math difficulties. J Learn Disabil. 2009;42(4):356-71. PMid:19380494. http://dx.doi.org/10.1177/0022219409335211. http://dx.doi.org/10.1177/00222194093352...
)
.
|
2009 |
Estados Unidos |
Transversal |
291 escolares, de terceira e quarta séries. |
9 e 10 |
Tarefa de múltiplos dígitos; subescala de avaliação do comportamento: Strengths and Weaknesses of ADHD-Symptoms and Normal Behavioral Rating Scale (SWAN). |
Cutting LE, Materek A, Cole CAS, Levine TM, Mahone EM(
15
15 Cutting LE, Materek A, Cole CAS, Levine TM, Mahone EM. Effects of fluency, oral language, and executive function on reading comprehension performance. Ann Dyslexia. 2009;59(1):34-54. PMid:19396550. http://dx.doi.org/10.1007/s11881-009-0022-0. http://dx.doi.org/10.1007/s11881-009-002...
).
|
2009 |
Estados Unidos |
Transversal |
56 crianças, com suspeita de TDAH. |
9 a 14 |
Teste de reconhecimento de palavras (WRMT-R/NU); Teste de compreensão de palavras (GORT-4); Teste de fluência de palavras isoladas (TOWRE); Teste de Vocabulário receptivo (TVIP –III) e (PPVT-III); Teste de Desenvolvimento de Linguagem – compreensão gramatical - receptiva e expressiva - e de sentenças (DISSE–I); Teste de competência linguística (TLC–E, versão expandida); Escala de inteligência para crianças (WISC-III); Medidas de função executiva (Torre de Londres). |
Kibby MY, Kroese JM, Krebbs H, Hill CE, Hynd GW(
16
16 Kibby MY, Kroese JM, Krebbs H, Hill CE, Hynd GW. The pars triangularis in dyslexia and ADHD: a comprehensive approach. Brain Lang. 2009;111(1):46-54. PMid:19356794. http://dx.doi.org/10.1016/j.bandl.2009.03.001. http://dx.doi.org/10.1016/j.bandl.2009.0...
).
|
2009 |
Estados Unidos |
Caso-Controle |
10 crianças com dislexia, 15 crianças com TDAH, 15 crianças com dislexia e TDAH e 10 crianças do grupo controle. |
8 a 12 |
Testes neuropsicológicos e de linguagem (CELFR; CTOPP; RAN; WISC-III); Exames de Imagem (MRI). |
Silveira DC, Passos LMA, Santos PC, Chiappetta ALML(
17
17 Silveira DC, Passos LMA, Santos PC, Chiappetta ALML. Avaliação da fluência verbal em crianças com transtorno da falta de atenção com hiperatividade: um estudo comparativo. Rev CEFAC. 2009;11(2):208-16.
).
|
2009 |
Brasil |
Caso-Controle |
22 estudantes, com TDAH, e 34 estudantes sem TDAH. |
7 a 12 |
Prova de Fluência Verbal (fluência fonológica e semântica), Teste de Matrizes Progressivas de Raven. |
Li JJ, Cutting LE, Ryan M, Zilioli M, Denckla Mahone M(
18
18 Li JJ, Cutting LE, Ryan M, Zilioli M, Denckla MB, Mahone EM. Response variability in rapid automatized naming predicts reading comprehension. J Clin Exp Neuropsychol. 2009;31(7):877-88. PMid:19221923. http://dx.doi.org/10.1080/13803390802646973. http://dx.doi.org/10.1080/13803390802646...
).
|
2009 |
Estados Unidos |
Caso-Controle |
23 crianças com TDAH e 14 crianças do grupo controle. |
8 a 14 |
Teste de Nomeação Rápida (RAN); Teste de Leitura Oral (GORT-IV); WISC–IV. |
Kibby MY, Pavawalla SP, Fanche JB, Naillon AJ, Hynd GW(
19
19 Kibby MY, Pavawalla SP, Fancher JB, Naillon AJ, Hynd GW. The relationship between cerebral hemisphere volume and receptive language functioning in dyslexia and Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder. J Child Neurol. 2010;24(4):438-48. PMid:19211921. http://dx.doi.org/10.1177/0883073808324772. http://dx.doi.org/10.1177/08830738083247...
).
|
2010 |
Estados Unidos |
Caso-Controle |
10 crianças com dislexia, 13 crianças com dislexia e TDAH, 13 crianças com TDAH e 10 crianças sem dislexia ou TDAH (grupo controle). |
8 a 12 |
Clinical Evaluation of Language Fundamentals (CELF–R); Vocabulário e Memória fonológica de curto prazo (WISC- III); Consciência fonológica (CTOPP); Nomeação rápida (RAN); Medidas de desempenho acadêmico (WRAT-3 e WRmt–R); exame de imagem: MRI. |
Willcutt EG, Betjemann RS, McGrath LM, Chhabildas NA, Olson RK, DeFries JC et al.(2020 Willcutt EG, Betjemann RS, McGrath LM, Chhabildas NA, Olson RK, DeFries JC, et al. Etiology and neuropsychology of comorbidity between RD and ADHD: the case for multiple-deficit models. Cortex. 2010;46(10):1345-61. PMid:20828676. http://dx.doi.org/10.1016/j.cortex.2010.06.009. http://dx.doi.org/10.1016/j.cortex.2010....
).
|
2010 |
Estados Unidos |
Caso-Controle |
457 pares de gêmeos, com TDAH e distúrbio de leitura; apenas com TDAH; apenas com distúrbio de leitura; grupo controle. |
8 a 18 |
Teste de leitura de palavras; Bateria de testes neuropsicológicos (WISC-R). |
Hart SA, Petrill SA, Willcutt E, Thompson LA, Schatschneider C, Deater-Deckard K et al.(2121 Hart SA, Petrill SA, Willcutt E, Thompson LA, Schatschneider C, Deater-Deckard K, et al. Exploring how symptoms of attention-deficit/hyperactivity are related to reading and mathematics performance: general genes, general environments. Psychol Sci. 2010;21(11):1708-15. PMid:20966487. http://dx.doi.org/10.1177/0956797610386617. http://dx.doi.org/10.1177/09567976103866...
).
|
2010 |
Estados Unidos |
Transversal |
271 pares de gêmeos. |
10 |
Leitura de palavras (WRMT); desempenho em matemática (subtests of the Woodcock-Johnson III achievement test). |
Booth R; Happé F(
22
22 Booth R, Happé F. “Hunting with a knife and . . . fork”: examining central coherence in autism, attention deficit/hyperactivity disorder, and typical development with a linguistic task. J Exp Child Psychol. 2010;107(4):377-93. PMid:20655060. http://dx.doi.org/10.1016/j.jecp.2010.06.003. http://dx.doi.org/10.1016/j.jecp.2010.06...
).
|
2010 |
Estados Unidos |
Caso-Controle |
176 indivíduos: (8-10 anos; 11-13 anos. 14-16 anos e 17-25 anos); foram estabelecidos 3 grupos (crianças com autismo, crianças com TDAH e grupo controle). |
8 a 25 |
Teste de completer sentenças; Wechsler Intelligence Scale for Children (WISC-III). |
Okuda PMM, Pinheiro FH, Germano GD, Padula NAMR, Lourencetti MD, Santos LCA et al.(
23
23 Okuda PMM, Pinheiro FH, Germano GD, Padula NAMR, Lourencetti MD, Santos LCA, et al. Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. J Soc Bras Fonoaudiol. 2011;23(4):351-7. PMid:22231056. http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000400010. http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011...
).
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2011 |
Brasil |
Caso-Controle. |
11 escolares com TDAH e 11 escolares do grupo controle, do gênero: masculino. |
8 a 11 |
Avaliação da Função Motora Fina, Sensorial e Perceptiva; Escala de Disgrafia. |
Londoño DMM,
Cifuentes VV,
Lubert CD(
24
24 Londoño DMM, Cifuentes VV, Lubert CD. Caracterización neuropsicológica de una muestra de niños y niñas con tdah de la ciudad de Manizales. Biosalud. 2011;10(1):30-51.
).
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2011 |
Colômbia |
Caso-Controle |
30 crianças com TDAH; 30 crianças do grupo controle. |
6 a 14 |
Teste de Inteligência (WISC III); Protocolo Neuropsicológico (Bateria ENI). |
Jacobson LA, Ryan M, Martin RB, Ewen J, Mostofsky SH, Denckla MB et al.(
25
25 Jacobson LA, Ryan M, Martin RB, Ewen J, Mostofsky SH, Denckla MB, et al. Working Memory Influences Processing Speed and Reading Fluency in ADHD. Child Neuropsychol. 2011;17(3):209-24. PMid:21287422. http://dx.doi.org/10.1080/09297049.2010.532204. http://dx.doi.org/10.1080/09297049.2010....
).
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2011 |
Estados Unidos |
Caso-Controle |
41 crianças com TDAH e 21 do grupo controle. |
9 a 14 |
Habilidade intelectual (WISC-IV-I - GAI); Fluência em leitura (GORT-IV Fluency); Fluência em leitura silenciosa (WJ-III Reading Fluency); leitura de palavras (TOWRE); memória de trabalho verbal (WISC-IV-I Digit Span Backward e WISC-IV-I Letter-Number Sequencing); memória de trabalho espacial (CANTAB SWM test e WISC-IV-I Spatial Span Backward); atenção auditiva (CELF-4 Recalling Sentences e WISC-IV-I Digit Span Forward); tempo de reação e inibição (Simple Reaction Time and Go/No-go Tests); nomeação rápida (RAN). |
Gooch D, Snowling M, Hulme C(
26
26 Gooch D, Snowling M, Hulme C. Time perception, phonological skills and executive function in children with dyslexia and/or ADHD symptoms. J Child Psychol Psychiatry. 2011;52(2):195-203. PMid:20860755. http://dx.doi.org/10.1111/j.1469-7610.2010.02312.x. http://dx.doi.org/10.1111/j.1469-7610.20...
).
|
2011 |
Inglaterra |
Caso-Controle |
17 crianças com dislexia; 17 crianças com sintomas de TDAH; 25 crianças com dislexia e sintomas de TDAH; 42 crianças do grupo controle. |
5 a 14 |
Habilidades fonológicas: Children’s Nonword Repetition task (CNRep) e Working Memory Test Battery for Children(WMTB-C); Consciência fonêmica; decodificação fonológica (TOWRE); (SSRT). |
Simos PG, Rezaie R, Fletcher JM, Juranek J, Passaro AD, Li Z et al.(
27
27 Simos PG, Rezaie R, Fletcher JM, Juranek J, Passaro AD, Li Z, et al. Functional disruption of the brain mechanism for reading: effects of comorbidity and task difficulty among children with developmental learning problems. Neuropsychology. 2011;25(4):520-34. PMid:21574715. http://dx.doi.org/10.1037/a0022550. http://dx.doi.org/10.1037/a0022550...
).
|
2011 |
Estados Unidos |
Caso-Controle |
50 crianças com dificuldades de leitura; 20 crianças com TDAH e histórico negativo de dificuldades de leitura; 50 crianças do grupo controle. |
7 a 13 |
Tarefas de nomeação (letra-som e de pseudopalavras); exames de neuroimagem. |
Greven CU, Rijsdijk FV, Asherson P, Plomin R(
28
28 Greven CU, Rijsdijk FV, Asherson P, Plomin R. A longitudinal twin study on the association between ADHD symptoms and Reading. J Child Psychol Psychiatry. 2012;53(3):234-42. PMid:21819398. http://dx.doi.org/10.1111/j.1469-7610.2011.02445.x. http://dx.doi.org/10.1111/j.1469-7610.20...
).
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2012 |
Reino Unido |
Longitudinal |
7.000 pares de gêmeos, avaliados ente 7 e 8 anos de idade e entre os 11/12 anos de idade. |
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Sintomas de TDAH e de dificuldades de leitura: questionários aos pais. |
Rosenberg J, Pennington BF, Willcutt EG, Olson RK(2929 Rosenberg J, Pennington BF, Willcutt EG, Olson RK. Gene by environment interactions influencing Reading Disability (RD) and the inattentive symptom dimension of Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD). J Child Psychol Psychiatry. 2012;53(3):243-51. PMid:21884522. http://dx.doi.org/10.1111/j.1469-7610.2011.02452.x. http://dx.doi.org/10.1111/j.1469-7610.20...
). |
2012 |
Estados Unidos |
Caso-Controle |
Gêmeos. Pelo menos um deles deveria satisfazer os critérios para TDAH e para dificuldades de leitura. |
8 a 18 |
Habilidade de leitura: subteste PIAT Word Recognition (PWR) e subteste Timed Word Recognition (TWR); Avaliação dos sintomas do TDAH (Attention Deficit Hyperactivity); Rating Scale–IV (ADHDRS-IV); Questionário: dificuldades de leitura no adulto (RHQ). |
Birkett EE, Talcott JB(
30
30 Birkett EE, Talcott JB. Interval timing in children: effects of auditory and visual pacing stimuli and relationships with reading and attention variables. PLoS One. 2012;7(8):e42820. PMid:22900054. http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0042820. http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0...
).
|
2012 |
Inglaterra |
Transversal |
21 crianças. |
8 a 10 |
Raciocínio verbal e não verbal: escala de inteligência (WASI); leitura e ortografia (WIAT); avaliação da atenção (TEA-Ch); medidas de tempo de resposta motora a estímulos auditivo e visual. |