SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Desconforto do trato vocal em professores após atividade letivaA relevância da medida de sílabas por minuto na avaliação da velocidade de leitura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


CoDAS

versão On-line ISSN 2317-1782

Resumo

FERNANDES, Nayara Freitas et al. Satisfação e qualidade de vida em usuários de implante auditivo de tronco cerebral. CoDAS [online]. 2017, vol.29, n.2, e20160059.  Epub 27-Mar-2017. ISSN 2317-1782.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20172016059.

Objetivo

Avaliar a satisfação e qualidade de vida em usuários de Implante Auditivo de Tronco Cerebral.

Método

Trata-se de um estudo transversal e descritivo realizado na Divisão de Clínica Otorrinolaringológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Brasil. Para a realização da pesquisa, 19 usuários de implante auditivo de tronco cerebral responderam aos seguintes questionários: KINDLR (Questionnaire for Measuring Health-Related Quality of Life in Children and Adolescents) para crianças e adolescentes, pais e/ou cuidadores; o questionário WHOQOL-BREF para os participantes adultos; e o questionário SADL (Satisfaction with Amplification in Daily Life), adaptado culturalmente para o português brasileiro.

Resultados

A qualidade de vida das crianças usuárias de implante auditivo de tronco cerebral do ponto de vista dos pais apresentou resultados acima da média para o resultado global e para a maioria dos domínios, exceto o domínio de bem-estar emocional. Os adultos apresentaram resultados acima da média para todos os domínios. Com relação à satisfação com o dispositivo, os adultos usuários de implante auditivo de tronco cerebral estavam satisfeitos de modo geral, exceto no que diz respeito à imagem pessoal, e os pais das crianças mostraram insatisfação para todas as subescalas, exceto para a subescala de serviços e custos.

Conclusão

Os resultados indicaram que, apesar de os pacientes estarem insatisfeitos em alguns aspectos com o dispositivo, de modo geral, a qualidade de vida foi classificada como boa, para a maioria dos aspectos avaliados.

Palavras-chave : Surdez; Implante Auditivo de Tronco Encefálico; Audição; Qualidade de Vida; Satisfação do Paciente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )