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Atenção à saúde auditiva: percepção dos usuários de um serviço público

RESUMO

Objetivo

Avaliar um serviço de saúde auditiva sob a perspectiva do usuário segundo os aspectos: acesso, atendimento, comunicação, competência profissional e verificar sua correlação com características clínicas, sociodemográficas e assistenciais.

Método

Trata-se de estudo observacional analítico transversal, realizado com amostra probabilística estratificada por gênero e idade. Foram utilizados os questionários de Avaliação do Serviço de Saúde Auditiva e o Critério de Classificação Econômica Brasil. No total, foram entrevistados 214 usuários, atendidos no período de maio de 2009 a maio de 2013.

Resultados

Foi possível observar que a maioria dos usuários avaliados é do gênero feminino, encontra-se na faixa etária idosa, alfabetizada, grau de dificuldade auditiva moderada, teve acesso ao transporte por recursos próprios, passou por avaliação otorrinolaringológica para diagnóstico, buscou o serviço para aquisição do aparelho de amplificação sonora individual e é da classe econômica C. Quanto à satisfação dos usuários, a maioria demonstrou estar satisfeita quanto ao acesso, avaliação da audição, ao atendimento personalizado, ao benefício para a família, à comunicação e informação e competência profissional. Na análise de correlação entre os escores, verificou-se que, quando o usuário avalia bem o acesso, assim como a comunicação e informação, aumenta o escore total, com coeficiente de correlação moderado.

Conclusão

Os usuários apontaram maior satisfação com o domínio Competência Profissional e menor satisfação com o de Benefício Familiar. Além disso, a avaliação do acesso e comunicação demonstraram ser importantes eixos para a qualidade do serviço de saúde auditiva por parte do usuário.

Descritores
Avaliação; Satisfação; Perda Auditiva; Sistema Único de Saúde; Fonoaudiologia

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