SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue4Language in Frontotemporal Dementia: an analysis in light of Enunciative-Discursive Neurolinguistics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


CoDAS

On-line version ISSN 2317-1782

Abstract

SILVA, Kelly da et al. Relação entre o desempenho em aritmética e a memória de trabalho fonológica em crianças. CoDAS [online]. 2017, vol.29, n.4, e20160128.  Epub Aug 17, 2017. ISSN 2317-1782.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20172016128.

Objetivo

Comparar os resultados da Memória de Trabalho - Alça Fonológica (MTAF) em crianças com dificuldades específicas em aritmética.

Método

O estudo foi realizado com 30 crianças, com idade entre sete e nove anos que frequentavam a segunda ou terceira série do Ensino Fundamental da rede pública de ensino. Foram excluídas da pesquisa as crianças com sinais sugestivos de perda auditiva, alterações neurológicas, baixo desempenho na prova de compreensão leitora ou em acompanhamento fonoaudiológico. As crianças incluídas na pesquisa foram submetidas ao subteste de aritmética do Teste de Desempenho Escolar para divisão em dois grupos (G1 e G2). O G1 foi composto por crianças com baixo desempenho em aritmética e o G2, por crianças com desempenho médio/superior em aritmética. Todas as crianças foram submetidas à avaliação da MTAF por meio da prova de repetição de palavras sem significado. Para análise estatística, foi utilizado o teste de Mann-Whitney, considerados significativos os valores de p-valor <0,05.

Resultados

Participaram do estudo 20 meninas e 10 meninos, com idade média de 8,7 anos. O G1 foi composto por 17 crianças e o G2, por 13 crianças. Houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos estudados para a repetição de palavras sem significado com três e quatro sílabas, com pior desempenho para o G1.

Conclusão

Os resultados deste estudo fornecem suporte para a hipótese de que a alteração na MTAF está relacionada com dificuldades em aritméticas.

Keywords : Memória; Aprendizagem; Fonoaudiologia; Criança; Baixo Rendimento Escolar.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )