Acessibilidade / Reportar erro

Ordenação temporal e competência leitora de palavras e pseudopalavras: estudo preliminar

RESUMO

Objetivo

Analisar a associação entre habilidades de ordenação temporal simples e complexas e tarefas de competência leitora em escolares.

Método

Etapa piloto de estudo transversal com amostra não probabilística, realizada com 22 escolares, na faixa etária de oito a dez anos. Foram utilizados os instrumentos de avaliação da competência leitora e de avaliação das habilidades auditivas de ordenação temporal simples e complexa.

Resultados

As habilidades auditivas de ordenação temporal simples, assim como os resultados do teste de competência leitora, apresentaram resultado normal na maioria dos participantes. As habilidades de ordenação temporal complexa, por sua vez, apresentaram resultado inadequado na maioria dos escolares. A associação da competência leitora com o processamento temporal não demonstrou significância estatística.

Conclusão

O estudo demonstrou a importância da realização de estudos mais robustos e a viabilidade de coleta de dados no cenário escolar.

Descritores
Instituições Acadêmicas; Percepção Auditiva; Compreensão; Leitura; Linguagem; Fonoaudiologia

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br