SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue4Performance of Brazilian Portuguese speakers in the Test of Narrative Language (TNL)Reading comprehension and receptive vocabulary in Elementary School students with typical development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


CoDAS

On-line version ISSN 2317-1782

Abstract

BRAGA, Ana Claúdia et al. Perfil cognitivo comportamental de crianças pré-escolares com Síndrome de Williams. CoDAS [online]. 2018, vol.30, n.4, e20170188.  Epub July 19, 2018. ISSN 2317-1782.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182017188.

Objetivo

Verificar indicadores de desenvolvimento cognitivo, habilidades de linguagem receptiva e padrões comportamentais adaptativos em pré-escolares com Síndrome de Williams (SW).

Método

A amostra foi composta por 8 crianças de ambos os sexos, com idade entre 48 e 72 meses com SW. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram Denver Developmental Screening Test II; Peabody Picture Vocabulary Test; Escala de comportamento adaptativo Vineland; Child Behavior Checklist (CBCL) para as idades 1½-5 e 6 a 18; Inventário de Problemas de Comportamento (BPI-01) e Escala de Maturidade Mental Columbia.

Resultados

Os principais prejuízos de desenvolvimento foram associados a habilidades motoras finas e habilidades de cuidados pessoais. Os déficits em linguagem receptiva e habilidades de comunicação foram relatados de acordo com o PPVT e Denver II, respectivamente. Os cuidadores relataram problemas comportamentais e emocionais associados às escalas de ansiedade e depressão e de problemas de atenção do CBCL.

Conclusão

Os pré-escolares demonstraram déficits no funcionamento adaptativo e dificuldades comportamentais, motoras e cognitivas, como desatenção e hiperatividade, estereotipias e comportamento agressivo.

Keywords : Síndrome de Williams; Crianças Pré-escolares; Desenvolvimento; Comportamento Adaptativo; Problemas de Comportamento.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )