Acessibilidade / Reportar erro

Características acústicas de vozes saudáveis de adultos: da idade jovem à meia-idade

RESUMO

Objetivo

Caracterizar as vozes de indivíduos adultos sem queixas vocais e verificar o efeito de gênero e idade a partir de um conjunto de medidas acústicas.

Método

Foram analisadas 176 gravações de vozes pertencentes a adultos com idades entre 19 e 59 anos, divididas em quatro grupos etários, por década, armazenadas em uma base de dados. Todas as vozes analisadas foram classificadas com ausência de desvio na qualidade vocal. Realizou-se análise acústica dos parâmetros: Frequência Fundamental (vogal sustentada e fala encadeada), Jitter , Shimmer e Noise-to-Harmonic Ratio por meio software Multi Dimension Voice Program (KayPentax). O efeito de gênero, idade e possíveis interações foram verificados por meio do teste Anova Fatorial. Quando necessário, realizou-se post hoc com o teste Least Significant Difference.

Resultados

Houve mudanças na voz em função da idade, com diminuição da Frequência Fundamental nas modalidades vogal e fala encadeada em mulheres e na Frequência Fundamental da fala em homens. Em homens, foi observado aumento da medida de shimmer com o avanço da idade. Foram verificadas diferenças entre os gêneros nas medidas de Frequência Fundamental, Jitte r e Noise to Harmonic Ratio.

Conclusão

Mudanças vocais decorrentes do avanço da idade podem ser identificadas acusticamente, no final da fase adulta e, em mulheres, essas mudanças podem ser marcadas previamente ao período da menopausa.

Descritores
Voz; Acústica; Avaliação; Adulto; Meia-idade

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br