Acessibilidade / Reportar erro

Relação entre fluência de leitura oral e compreensão de leitura

RESUMO

Objetivo

Relacionar o desempenho na fluência de leitura oral com a compreensão de leitura de escolares do Ensino Fundamental I.

Método

Participaram deste estudo 97 escolares, distribuídos em três grupos: Grupo I (GI): composto por 32 escolares do 3º ano; Grupo II (GII): composto por 28 escolares do 4º ano; e Grupo III (GIII): composto por 37 escolares do 5º ano. A leitura oral de um texto foi gravada e analisada, observando-se as pausas realizadas pelos escolares, percebidas auditivamente por juízes, medidas a velocidade de leitura, por meio do número de palavras lidas corretamente, e realizada também a avaliação da compreensão de leitura.

Resultados

Para os escolares do Grupo I e III, o desempenho na compreensão foi relacionado com os escores de palavras lidas corretamente por minuto, o que não ocorreu com os escolares do Grupo II. O GII e GIII apresentaram relações negativas não significantes entre o número de pausas e a compreensão.

Conclusão

Os dados demonstraram que a taxa de leitura oral tem relação com a compreensão de leitura, entretanto, o número de pausas não demonstrou diferenças significantes em relação à compreensão de leitura para a maior parte dos anos escolares analisados.

Descritores
Leitura; Compreensão de Leitura; Avaliação; Educação; Aprendizagem; Escolaridade; Ensino Fundamental

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br