Acessibilidade / Reportar erro

Parâmetros cardiorrespiratórios em bebês cardiopatas: variações durante a alimentação

RESUMO

Objetivo

Verificar a variação dos parâmetros cardiorrespiratórios na alimentação de bebês cardiopatas.

Método

Estudo transversal controlado, realizado com bebês de 0 a 6 meses de idade, de ambos os gêneros, em um hospital de referência para cirurgia cardíaca pediátrica. Foram divididos em grupo de estudo os bebês com diagnóstico médico de cardiopatia congênita, pós-cirurgia cardíaca e em grupo controle, composto de bebês sem comorbidades pré-estabelecidas como fatores de risco para disfagia. Realizada monitorização de sinais vitais e oximetria de pulso antes, durante e após a avaliação clínica da deglutição nos dois grupos.

Resultados

Há diferença significativa da frequência cardíaca entre os dois grupos já anterior à avaliação, porém foi observado aumento acentuado do parâmetro no grupo estudo durante a oferta de via oral. A variação da frequência respiratória foi significativa durante a oferta de seio materno no grupo estudo, que também apresentou maior queda de saturação quando comparada a do grupo controle.

Conclusão

Há variação de parâmetros cardiorrespiratórios durante alimentação de bebês cardiopatas.

Descritores
Cardiopatias; Transtornos de Deglutição; Lactente; Sinais Vitais; Oximetria

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br