SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2Programa online de triagem do processamento auditivo central em escolares (audBility): investigação inicialO efeito da tutela na narrativa de crianças em desenvolvimento típico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


CoDAS

versão On-line ISSN 2317-1782

Resumo

BENEDICTO, Naiara Mobiglia; MARTINEZ, Edson Zangiacomi  e  JORGE, Tatiane Martins. Uso de imagens de pacientes em redes sociais: como percebem e agem os fonoaudiólogos?. CoDAS [online]. 2019, vol.31, n.2, e20180174.  Epub 01-Abr-2019. ISSN 2317-1782.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182018174.

Objetivo

Investigar a percepção e a conduta autodeclarada de fonoaudiólogos sobre aspectos éticos e legais relacionados ao uso de imagens de pacientes em redes sociais, comparando tais achados com dados sociodemográficos.

Método

Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário online disponibilizado na plataforma do GoogleDrive, que continha 13 questões abrangendo dados sociodemográficos e questões voltadas para a percepção de fonoaudiólogos quanto ao assunto estudado. A amostra da pesquisa foi composta por 765 participantes.

Resultados

A maior parte dos respondentes concordou, em algum grau, que o Código de Ética da Fonoaudiologia esclarece sobre o uso de imagens em redes, assim como a publicação de fotos e/ou vídeos de pacientes em redes sociais sem autorização por escrito, constitui infração ética e o direito de imagem está garantido pela Constituição Brasileira. Apenas 18,6% dos fonoaudiólogos afirmaram nunca terem recorrido ao Código de Ética em Fonoaudiologia. Quanto à exibição de fotografias ou vídeos em redes sociais, 5,1% afirmaram ter publicado, em alguma frequência, sem autorização e 21,18% o fizeram apenas com autorização verbal. Praticamente todos os participantes mencionaram já ter visto fotografias ou vídeos de pacientes em redes sociais virtuais postados por fonoaudiólogos.

Conclusão

Foi possível notar a relevância do estudo para impulsionar debates sobre o assunto e a essencialidade de novos estudos no tema abordado.

Palavras-chave : Ética Profissional; Fonoaudiologia; Rede Social; Privacidade; Conhecimento; Comportamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )