SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número5Aplicação da Escala RDLS para caracterização do perfil da linguagem oral de crianças usuárias de implante coclearPerspectivas e práticas de apoio educativo aos alunos com transtornos da linguagem em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


CoDAS

versão On-line ISSN 2317-1782

Resumo

PRESOTTO, Monia; RIEDER, Carlos Roberto de Mello  e  OLCHIK, Maira Rozenfeld. Validação de conteúdo e confiabilidade do Protocolo de Avaliação dos Distúrbios Adquiridos de Fala em Indivíduos com Doença de Parkinson (PADAF). CoDAS [online]. 2019, vol.31, n.5, e20180230.  Epub 31-Out-2019. ISSN 2317-1782.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20192018230.

Objetivo

Elaborar e realizar a validação de conteúdo, assim como verificar a confiabilidade entre examinador do Protocolo de Avaliação dos Distúrbios Adquiridos de Fala em Indivíduos com Doença de Parkinson (PADAF).

Método

O estudo foi realizado em três etapas. Na primeira, foi elaborado o protocolo e validado seu conteúdo mediante análise de sete especialistas. Na segunda, aplicou-se o instrumento em 25 indivíduos com doença de Parkinson (DP) idiopática. Na terceira e última etapa, verificou-se a confiabilidade entre-examinador.

Resultados

A versão final do PADAF foi composta de 32 itens que avaliam a respiração, a fonação, a ressonância, a articulação e a prosódia. Mostrou-se válido, com índice de validade de conteúdo (IVC) bem acima daquele estabelecido na literatura e com perfeita concordância na verificação da confiabilidade entre examinador.

Conclusão

O PADAF para indivíduos com DP foi desenvolvido e teve seu conteúdo validado com perfeita confiabilidade do instrumento.

Palavras-chave : Disartria; Fala; Doença de Parkinson; Avaliação; Validação; Confiabilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )