SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número5Tradução e adaptação cultural e linguística da Adapted Borg CR10 for Vocal Effort Ratings para o português brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


CoDAS

versão On-line ISSN 2317-1782

Resumo

CANTO-SOARES, Natália; RECH, Rafaela Soares  e  GOULART, Bárbara Niegia Garcia de. Causalidade e Fonoaudiologia: abordagem epidemiológica. CoDAS [online]. 2019, vol.31, n.5, e20190004.  Epub 24-Out-2019. ISSN 2317-1782.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20192019004.

Objetivo

Revisar a literatura dos estudos fonoaudiológicos sob a ótica da epidemiologia, segundo a perspectiva da causalidade.

Estratégia de pesquisa

Realizou-se um levantamento nas literaturas nacional e internacional com buscas realizadas nas bases PubMed, SciELO e literatura cinzenta, conduzido segundo as instruções da Colaboração Cochrane e publicados até 8 de janeiro de 2019. A pergunta norteadora da revisão indaga se a Fonoaudiologia faz uso dos métodos epidemiológicos em suas evidências para inferir causalidade.

Critérios de Seleção

Foram incluídos todos os trabalhos que apresentassem abordagem epidemiológica de causalidade em fonoaudiologia, assim como se excluíram os que não apresentassem abordagem metodológica adequada à análise de causa e efeito.

Análise dos dados

Dois autores deste estudo, de maneira independente, revisaram todas as citações. Utilizou-se um formulário determinado a priori para extrair os seguintes dados: autor, ano de publicação, país de origem, concepção teórica, aplicação ou não do estudo e discussão central abordada no artigo.

Resultados

Mediante a busca realizada, foram encontrados 3.842 artigos. Contudo, destes nenhum investigou seus desfechos a partir da ótica da causalidade, não permitindo a inferência de causa e efeito.

Conclusão

Há escassez de estudos que evidenciem a causalidade na Fonoaudiologia, o que pode alterar a efetividade e o manuseio confiável do diagnóstico e a terapêutica fonoaudiológica, visto que ainda se baseia na associação e não na causa nem no efeito de delineamentos apropriados para tal.

Palavras-chave : Causalidade; Epidemiologia; Fonoaudiologia; Saúde Pública; Revisão Sistemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )